Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

AGAUM ENEUM



Recentemente, assim como de tempos em tempos somos assolados por uma epidemia de uma determinada doença, somos dominados pelo resultado de sua proliferação e estamos á mercê de sua variação. Derivado da gripe comum, o vírus H1 N1, é o atual campeão de comentários e surtos entre a população mundial. Já passou por diversos países, e como exemplo, "congelou" algumas cidades do México, inclusive sua capital. Por dias, não se via movimentação de seus cidadãos, mas as cidades voltaram após seus governantes apaziguarem seus povos. No Brasil, foi um pouco diferente. O Governo Federal, unido aos Estados e Municípios, ao Ministério da Educação e da Saúde, estenderam as férias escolares julinas, para até duas semanas para o mês de Agosto, para tentar evitar uma contaminação em massa, já que o vírus tem sua maior propagação em tempos frio. Ficou evidente que muitos foram pegos de surpresa, deixando alguns pais, e instituições á deriva, sem saber o que fazer com esses dias prolongados. Então os principais beneficiários desse aumento de dias nas férias, foi o comercio em geral. Como saída para preencher essa lacuna, pais, pais e filhos, e só filhos, se dirigiram aos centros comerciais e Shoppings Centers. Ficou claro que por parte de todos os que frequentavam esses lugares, não havia preocupação quanto qualquer tipo de contaminação. Isso até se torna engraçado e contraditório, já que em uma sala de aula, um professor pode detectar entre 40 alunos, sintomas suspeitos de que alguém pode estar contaminado, mas como saber disso, se ao andar por entre milhares de pessoas sem as conhecê-las, saber se uma delas pode estar com a doença? Quem lucrou e ainda lucra com essa gripe, são os fabricantes de mascaras descartáveis, álcool em gel e alguns laboratórios que trabalham na fabricação se antigripais e demais remédios que podem até mesmo dificultar a identificar o vírus. Essa pandemia leva diversas pessoas aos centros médicos e de atendimentos emergenciais em polvorosa, por estarem com medo de estar com a gripe do porco, como é chamada por aqui. Mas, devido à má estrutura, desigualdade social e negligência médica, os mais necessitados podem e estão correndo o risco de perecerem até mesmo em filas de atendimentos e ao “pularem” de médicos em médicos para tentar encontrar um meio de não estar com esse vírus.
Cabe a nós, sabermos quais são os melhores meios de prevenção e seguir a ajuda que os governos tem nos oferecido, no que se refere à informação de combate a essa doença.
Com isso, talvez quem tenha a maior vantagem sobre a gripe suína seja o próprio porco, que pode estar contaminado, não corre risco de morte, pois apenas sofre com problema de respiração, mas está sempre sendo falado.

3 comentários:

Godinha Sarada disse...

faaala, Ander !!
Legal seu blog !!
vou ler sempre !!

bjks

LiLi g

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Oi Andy !!

Mew .....simplesmente adooorei seu blog !!
Você como sempre autêntico e marcante !!
Te adoro muito!!

Beijos....
Dani Sukit@ ( passarinho)